Uma pequena citação do Salmo 23 é o que dá aquele “toque” especial em nossa medição de hoje. E é exatamente o primeiro versículo: “O SENHOR É O MEU PASTOR”.
Atribuído a DAVI, que era um pastor de ovelhas, ele conhecia como pouco a lida com os animais e sabia a importância que tinha aquele que conduzia o rebanho...
Interessante o tempo em que se conjuga o verbo. A afirmativa referente a DEUS: “O SENHOR É o meu Pastor”. Note: não foi nem será: É.
A propósito deste salmo, conta-se que um missionário estava realizando um trabalho muito bonito de catequização na Índia, onde cada dia crescia o número de pessoas que abraçava à fé cristã.
Ele observava que havia um simples camponês, já de certa idade, que se distinguia dos demais por mostrar um interesse grande pela pregação. Uma noite, após uma , se aproximou daquele homem e começaram a conversar. Num determinado momento, o simples e humilde senhor, disse para o missionário que admirava como ele citava de memória tantas citações bíblicas e ele apesar do esforço, não conseguia decorar um único versículo. Dizia que sua memória era muito fraca e só sabia contar o número de ovelhas de que ele cuidava...
O missionário então lhe disse que ensinaria uma forma infalível de ele decorar pelo menos uma passagem bíblica, exatamente a do Salmo 23,1. Disse o missionário: “Os seus dedos irão ajudá-lo. Experimente: como o senhor tem 5 dedos numa das mãos, pegue com a sua mão direita o polegar da mão esquerda e diga: “O”, depois segure o indicador e diga: “SENHOR”. Continue com o dedo médio e diga “é”, depois segure o anular e fale: “meu”, e finalmente, segure o dedo mínimo e diga “Pastor”. Com certeza, assim conseguirá facilmente decorar esse versículo.
O velhinho experimentou. Começou bem devagar, depois mais rápido, pegando um dedo após o outro e dizia: “O – SENHOR – é – meu – Pastor”. E ficou feliz por poder fazê-lo. E foi embora para sua aldeia muito contente.
Passado algumas semanas, o missionário notou a ausência daquele homem às celebrações. Um dia ficou sabendo que ele não vivia mais. Foi-lhe informado de que no inverno, havia caído tanta neve das montanhas que cobrira a sua casa e o velhinho fora desenterrado já sem vida. Um vizinho ainda comentou pensativo: “apenas um detalhe nos chamou a atenção. Quando achamos o pastor de ovelhas, ele estava segurando com a mão direita o quarto dedo da mão esquerda. Queríamos dobrar-lhe as mãos, mas não conseguimos, visto que com tal firmeza o segurava.”
O missionário refletiu por um momento e disse: “Creio que foi um sinal de que o velhinho obteve a certeza de que DEUS estava com ele, pois foi o dedo indicado para memorizar a palavra: meu.”
Proposta de leitura bíblica para hoje: Salmo 23
Que a Palavra de DEUS inspire você. Mais. Que ela possa estar presente em cada momento da sua vida!!!
Fique na Ternura de JESUS CRISTO,
Jade.