JUBILEU DA MISERICÓRDIA

JUBILEU DA MISERICÓRDIA
JUBILEU DA MISERICÓRDIA

EVANGELHO DO DIA

EVANGELHO DO DIA
EVANGELHO DO DIA

Outubro Mês Missionário

“ ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor’. ‘Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir’. Lucas 4,18-19.21

"Num mundo em que só há uma lei: a força; num mundo em que ressoam muitas vozes de guerra, temos somente um caminho: a verdadeira caridade." São Luís Orione


L'Italia in Brasile

Oração à São Luís Orione

Oração a São Luís Orione

- para pedir uma graça -

Ó Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos adoramos e vos damos graças pela imensa caridade que infundistes no coração de São Luís Orione e por terdes dado nele o Apóstolo da Caridade, o Pai dos Pobres e o Benfeitor da Humanidade sofredora e abandonada. Concedei-nos imitar o amor ardente e generoso que Dom Orione tinha para convosco, à Santíssima Virgem, à Igreja, ao Papa e a todos os aflitos. Glorificai também na terra o vosso servo fiel, concedendo-nos a graça que vos pedimos ( pequena pausa para pedir a graça que se deseja). Amém

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.


http://www.donorione.org - Don Orione Nel Mundo -Site Oficial da Pequena Obra da Divina Providência

30 de janeiro de 2011

Memórias de Família, fatos relevantes de 2010!!!


"Fatos relevantes de 2010

Quantos acontecimentos ocorrem em uma Família grande como a Congregação: fatos bonitos e tristes, fatos sucedidos à vista de todos ou ocultos no segredo das almas, obras boas e, infelizmente também obras más, heroísmos e misérias. Tudo está nas mãos da Divina Providência.Recordemos alguns eventos de interesse geral, a fim de que sirvam de estímulo para entoarmos o nosso Te Deum, tanto o de Congregação quanto o pessoal.

No dia 2 de fevereiro, foi aberta uma nova comunidade orionita na Coreia do Sul, o que constitui um novo passo em direção à Ásia. Foi um início pobre, frágil e generoso.

No dia 27 de fevereiro recebemos a notícia do terremoto no Chile que, inclusive, causou danos a algumas de nossas casas. Foi motivo de muita comoção e ajuda fraterna.

Em 2010 o acontecimento mais importante da Congregação foi certamente o XIII Capítulo Geral. Após o envolvimento de toda a Congregação na fase preparatória (caderno pessoal, capítulo na comunidade, capítulo provincial, Comissões pré-capitulares), a fase conclusiva se deu em Ariccia (Roma): no dia 30 de maio ocorreu o início do Capítulo em Tortona; a eleição doSuperior geral e do Conselho aconteceu nos dias 12 e 14 de junho; em seguida houve a conclusão oficial no dia 23 de junho; no dia 24 houve oencontro com o Papa Bento XVI, que dirigiu à Congregação um belo discurso. Exortou-nos a "continuar na trilha carismática traçada por Dom Orione… imbuídos da caridade suavíssima de Nosso Senhor". Em setembro, foi distribuído o Documento final do XIII Capítulo Geral, um grande dom para os próximos anos. O Capítulo teve como tema o brado: Somente a caridade salvará o mundo. Fontes, relacionamentos, ministérios, vocações e novas fronteiras da caridade apostólica”. Por um lado, o documento foi fruto da nossa experiência e do esforço partilhado para decifrar e interpretar os sinais dos tempos. Por outro, foi uma precisa expressão da vontade de Deus a respeito de nosso futuro caminho como religiosos e como Família Orionita.

Linhas de ação e decisões animam-nos a ser “Dom Orione hoje”, em nosso mundo, “imbuídos de caridade para fazer com que todos experimentem o amor providencial de Deus”. Convidam-nos a sermos entusiastas e operantes em seu projeto de santidade, testemunhas jubilosas e merecedoras de crédito do espírito orionita, fascinados por Deus e dedicados aos nossos irmãos mais carentes, convictos que “à causa de Deus e da sua Igreja não se serve senão com uma grande caridade de vida e de obras” (Lettere I, 181).

Foi um gesto de grande significado, para a cidade de Roma e para nós Orionitas, o fato de o Papa ter vindo abençoar a Madonnina do Centro de Monte Mario (Roma) que tinha sido recolocada em seu pedestal no dia 15 de junho, depois da queda desastrosa do dia 13 de outubro de 2009.

Bela notícia foi a do dia 2 de julho: Irmã Maria Plautilla Cavallo foi proclamada Venerável. Logo depois, no dia 4 de julho, vimos a consagração de Raymond Ahoua, nomeado Bispo de Grand-Bassam (Costa do Marfim).

O ano de 2010 foi também um ano de grande rumor a respeito dos escândalos de pedofilia combatidos com grande energia por Bento XVI que emanou o documento Normae de gravioribus delictis. Também em nossa Congregação se consolida um forte movimento de atenção e de decisão com respeito a esse tema.

É sempre bela a Festa de Nossa Senhora da Guarda no dia 29 de agosto que Dom Orione promoveu e organizou pessoalmente. Agora se tornou festa do povo, celebrada também no novo santuário de Nossa Senhora da Guardaem Bonoua (Costa do Marfim).

Dentre as novas aberturas missionárias da Congregação, durante o ano de 2010, faço questão de assinalar, além da Coreia, a fundação nas Filipinas, em Dalahican (Lucena) e, oficialmente desde o dia 20 de novembro, emTampellin (Burkina Faso).

O Movimento Laical Orionita realizou em Cotia (Brasil) a Assembleia geral com a eleição do novo Coordenador geral. Foi um passo de amadurecimento e de consolidação; o novo coordenador geral é o espanhol Javier Rodriguez Lopez.

2010 se concluiu, com particular trepidação, pela Costa de Marfim, à beira da guerra civil, pela Albânia, em dramática situação pelas inundações, e pela onda de violências e atentados contra os cristãos em várias partes do mundo.

O Papa Bento XVI expressou e demonstrou seu particular interesse pela vida consagrada. Recebeu os representantes da União dos Superiores Gerais, no dia 26 de novembro, recordando a todos os religiosos: “Sois, por vocação, buscadores de Deus”.

Cada um de nós continue a fazer memória de outros eventos de 2010 para termos mais motivos de bendizer o Senhor e fortalecer os vínculos de reconhecimento entre todas as pessoas.

MEMÓRIAS DE FAMÍLIA

Como família orionita, temos uma longa história e por isso devemos ter também uma memória longa. Aí vão algumas anotações.

100 anos atrás

Nosso Fundador passou todo o ano de 1911 em Messina, como Vigário Geral da Diocese, ocupado na trabalhosa obra de reconstrução material e moral, depois do terremoto. Abriu uma Biblioteca Popular católica, o Pensionato Contardo Ferrini. Contou que muitas vezes viu Dom Rua (morto no ano anterior) na Estrada San Martino, vindo para confortá-lo.

Em Reggio Calabria, dedicou-se a encaminhar a obra de San Prospero e a de Tre Mulini e, nas poucas e rápidas visitas ao Norte da Itália, visitou Tortona, Lonigo, deu apoio ao encaminhamento da paróquia de Ognissanti em Roma e do Instituto de Cassano Ionio. Com a ajuda econômica do Padre Aníbal Di Francia adquiriu Villa Moffa di Bra (Cuneo).

75 anos atrás

Encontramos Dom Orione na Argentina durante todo o ano de 1936. No dia 25 de janeiro, recebeu em nome da Congregação o Santuário de Nossa Senhora de Itati. Em Claypole, inaugurou a igreja (dia 3 de maio) e o Pequeno Cotolengo Argentino (dia 22 de maio).

Do outro lado do oceano, no dia 7 de julho, a Santa Sé nomeou como Visitador apostólico para a Pequena Obra da Divina Providência, o abade Emanuel Caronti. Dom Orione se apressou a enviar a Dom Sterpi, no dia 22 de julho, o importante Capítulo 1° das Constituições, escrito de seu próprio punho. É um texto de fundamental importância para a identidade de nosso carisma e da nossa Congregação. No início, diante da visita apostólica, houve certa preocupação, mas, em seguida, ela se revelou providencialmente frutuosa para a Congregação.

Em 1936, se iniciou a atividade da Pequena Obra no Reino Unido, em Cardiff e em Swansea mo país de Galles.

Na Itália, a Congregação assumiu o santuário de Nossa Senhora de Mirteto de Ortonovo.

Na Albânia, se abriu uma missão com colônia agrícola em Shijak.

Na Espanha, grassava a guerra civil e a perseguição religiosa. No dia 3 de agosto foram mortos o Padre Ricardo Gil Barcelón e o postulante Antonio Arrué Peiró.

50 anos atrás

Em 1961, a Itália celebrou os 100 anos da sua unidade com uma grande “Exposição Internacional” em Turim, da qual o orionita Pe. José Pollarolo foi o diretor espiritual. Em abril, os “Amigos de Dom Orione” realizaram um grande encontro internacional na Domus Mariae de Roma.

Em Camucia (Arezzo), foi inaugurado o Instituto “Don Carlo Sterpi”; em Copparo (Ferrara), teve início o Centro feminino e o Internato para meninos; em Firenze, houve a inauguração do Instituto para jovens trabalhadores da Via Capo di Mondo 34, com a presença de S. Excia. o Presidente Gronchi.

Em Up Holland (Inglaterra), o Card. Heenan abençoou a primeira pedra do novo seminário. Em Lazniew, na Polônia, foi edificada nova igreja.

25 anos atrás

São tempos próximos de nossos dias e a memória é mais rica em detalhes.

A Congregação iniciou as atividades na Venezuela, em Barquisimeto.

Em Anatihazo (Madagascar), ocorreu a inauguração do novo Centro “Sagrada Família”. Houve novas aberturas em Itapipoca (Ceará, Brasil), com paróquia e seminário; em Assunção (Paraguai), o novo Pequeno Cotolengo Paraguaio; em Floridia (Sicília), um Instituto em ambiente agrícola, para pessoas com necessidades mentais.

Em Bonoua (Costa do Marfim), iniciaram-se as atividades do Centro Dom Orione para as pessoas com necessidades especiais, e em Zarqa (Jordânia), começou a funcionar o Centro Profissional; em Villa Lugano (Argentina) festejou-se a bênção da nova igreja dedicada a São José Cotolengo."(Extraído da Carta circular “O Senhor sabe quem somos nós” Pe Flavio Peloso FDP Superior geral da Pequena Obra da Divina Providência).