Propriamente é a Quinta –Feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite expansões de alegria. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que agradecemos e louvamos a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia no qual o próprio Senhor se faz presente como alimento que fortifica nossa alma, nos santifica e nos concede a vida eterna junto à Santíssima Trindade.
A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa. A festa surgiu no século XIII, na diocese de Liége, na Bélgica. Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas e Liége, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica.
O Papa Urbano IV oficializou a instituição da Festa à toda Igreja. A celebração ganhou caráter universal no século XIV. A partir da oficialização, a festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira Quinta-Feira após o Domingo da Santíssima Trindade.