Jesus, o Bom Pastor, vela por Sua Igreja e cuida dela. Ele, o noivo, ama Sua noiva, a Igreja, e está promovendo sua renovação. Jesus renova Sua Igreja por meio do Espírito Santo.
Analise esta Palavra:
"Não vos embriagueis com vinho, ele conduz à perdição, mas sede repletos do Espírito." (Ef 5, 18-20). A chave de tudo está nesta expressão: “ sede repletos do Espírito”.
O que São Paulo quer dizer é: “sede repletos do Espírito Santo”. Ele usa como termo de comparação o embriagar-se. É como ele dissesse: assim como muitos se embriagam com vinho, é preciso que todos, que cada cristão, se embriaguem do Espírito: que eles fiquem tão cheios do Espírito Santo quanto um embriagado.
Assim como aquele que se embriaga de vinho fica possuído pelo vinho, é preciso que você também seja possuído pelo Espírito Santo. Ninguém se embriaga tomando um copo de vinho. Você, foi batizado, graças a Deus, tem o Espírito Santo. Mas há uma diferença enorme entre “ter” o Espírito Santo e “estar possuído” por ele.” Estar embriagado” do Espírito Santo: é isso que o Senhor quer para você.
Encontramos na embriaguez detalhes interessantes. Aquele que se embriaga não é mais senhor de si, não vai aonde quer, nem consegue se manter sobre suas pernas. Ele levado pelo vinho. Assim também aquele que se embriaga do Espírito Santo já não conduz mais a si mesmo, mas é conduzido pelo Espírito. Lindo é que Jesus se deixou conduzir pelo Espírito Santo.
À medida que vamos lendo as paginas do Evangelho, notamos que Jesus, cheio do Espírito Santo, foi levado ao deserto...Cheio do Espírito Santo, foi conduzido à Galiléia ... Cheio do Espírito Santo, foi à Sinagoga e falou com o poder do Espírito...Cheio do Espírito Santo, operou milagres... Jesus, no poder do Espírito, expulsou os demônios.
O Próprio Jesus não conduzia mais a si mesmo, mas deixava-se conduzir pelo Espírito Santo. Assim aconteceu com os apóstolos, com todos eles, também com os diáconos e com primeiros cristãos, com Estevão, com Filipe; todos eles eram conduzidos pelo Espírito.
O Senhor quer isso de você: que esteja de tal maneira embriagado do Espírito Santo que não conduza mais a si mesmo. Que você seja conduzido pelo Espírito Santo. Aquele que está repleto do Espírito tem uma coragem e um entusiasmo que as demais pessoas normalmente não tem.
Aquele que está com o Espírito Santo tem uma força uma coragem, um entusiasmo que não são próprios dele, mas lhe são dados pelo Espírito Santo. Você precisa ter aquela coragem dos apóstolos: o entusiasmo, a audácia dos primeiros cristãos. O Senhor quer lhe dar tudo isso. Portanto, é preciso estar embriagado pelo Espírito, cheio, repleto do Espírito Santo. Aquele que se embriaga fala, canta ri, brinca, não tem receio, medo ou vergonha. Pelo contrario, parece que toda a sua inibição desapareceu pelo poder do vinho.
De tal maneira está embriagado do Espírito Santo, que fala com liberdade do Espírito; canta sem medo, sem inibições; ora livremente, levanta os braços e se entusiasma; louva e enaltece o Senhor. Faz tudo sem medo algum, sem nenhuma vergonha.
Aquele que está embriagado do Espírito tem uma alegria, um entusiasmo e uma desinibição tão grandes, que só podem vir do Espírito Santo. O Senhor quer que tenha tal coragem e as qualidades de testemunha de Jesus e de Seu Evangelho, sem nenhum medo nem inibição.
Tudo mudará em sua vida: sua oração, seu entendimento e o gosto pela Palavra de Deus. Mudará sua força para testemunhar,seu amor pela Igreja, seu conhecimento e o gosto pelos Sacramentos. Mudará sua entrega total a serviço dos irmãos, a capacidade de repartir com aqueles que necessitam. O trabalho incansável na Seara do Senhor terá outro significado. Isso tudo acontecerá. Isso tudo acontecerá como conseqüência de uma realidade: “sede repletos do Espírito Santo”.