JUBILEU DA MISERICÓRDIA

JUBILEU DA MISERICÓRDIA
JUBILEU DA MISERICÓRDIA

EVANGELHO DO DIA

EVANGELHO DO DIA
EVANGELHO DO DIA

Outubro Mês Missionário

“ ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor’. ‘Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir’. Lucas 4,18-19.21

"Num mundo em que só há uma lei: a força; num mundo em que ressoam muitas vozes de guerra, temos somente um caminho: a verdadeira caridade." São Luís Orione


L'Italia in Brasile

Oração à São Luís Orione

Oração a São Luís Orione

- para pedir uma graça -

Ó Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos adoramos e vos damos graças pela imensa caridade que infundistes no coração de São Luís Orione e por terdes dado nele o Apóstolo da Caridade, o Pai dos Pobres e o Benfeitor da Humanidade sofredora e abandonada. Concedei-nos imitar o amor ardente e generoso que Dom Orione tinha para convosco, à Santíssima Virgem, à Igreja, ao Papa e a todos os aflitos. Glorificai também na terra o vosso servo fiel, concedendo-nos a graça que vos pedimos ( pequena pausa para pedir a graça que se deseja). Amém

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.


http://www.donorione.org - Don Orione Nel Mundo -Site Oficial da Pequena Obra da Divina Providência

31 de março de 2013

“Cristo ressuscitou! Queria que chegasse a cada casa, a cada família e, especialmente onde há mais sofrimento, aos hospitais, às prisões... Cristo Ressuscitado guie a todos vocês e a toda a humanidade por caminhos de justiça, amor e paz” Papa Francisco




“Ressuscitar é romper o próprio túmulo. Foi o que Jesus fez. Afinal, aquele que "passou pela vida fazendo o bem" não podia permanecer prisioneiro da morte. Ele rompe o túmulo, afasta a pedra que impedia a manifestação da vida. É o que somos convidados a fazer: sair do ‘túmulo’. Mas o que é túmulo em minha vida? O que é, em mim, sinal de morte? Rancor? Angústia? Medo? Alienação? Indiferença? Consumismo? Insegurança? Solidão? Cobrimo-nos de pedras e rodeamos nosso coração de muros. 

 Jesus afastou as pedras e derrubou o muro. Superou a imensa solidão da morte e desfez todo e qualquer isolamento. Rompeu as trevas e inundou o próprio túmulo com a luz da vida. Um corpo, antes destroçado e dilacerado, surge glorioso de um túmulo de morte. Em Jesus, o túmulo é ‘passagem’. Ele passa pelo túmulo. Nós também. O Senhor passa pelo túmulo e liberta a humanidade do fantasma da morte. Para os que creem em Jesus, a morte não é mais o fim definitivo e terrível, a ausência completa, a saudade sem remédio, a ruptura sem esperança, o desespero total. Em Jesus, a vida não é tirada, mas transformada. 

 Construir Páscoa é não se conformar e ressuscitar todos os dias. É não ignorar, fugir e se alienar dos problemas do cotidiano. Ao invés de fechar-se, Páscoa é comunicar-se. É buscar a Deus que está em tudo e em todos. Tudo está envolvido em Deus. Seu olhar de amor marca toda a obra da Criação. Em tudo há um sentido, um brilho e uma semente de eternidade. 

 Ressuscitar é experimentar, acolher e viver a presença de Deus no cotidiano. Viver a ressurreição de Jesus hoje é deixar-se expandir e transbordar tudo o que é vida dentro de nós. Onde há rancor, tecer o perdão. Onde há angústia, construir serenidade. Onde há medo, fazer brotar a coragem. Onde ha alienação, fazer crescer a consciência. Onde há indiferença, fazer brilhar a sensibilidade. Onde há consumismo, fazer nascer a simplicidade. Onde há insegurança, afirmar nossas poucas e preciosas certezas. Onde há solidão, fazer acontecer a solidariedade. Assim, contaminar de luz as trevas que criamos e que sufocam a alegria plantada em nós desde sempre.

 Nascemos para a felicidade. Para ela fomos criados. O nosso Deus revela-se um poeta inspirado ao criar o Universo e Pai amoroso ao colocar nele o homem. Ele envia seu Filho a nós, para que a sua alegria habite o nosso coração e, assim, a nossa alegria se faça completa. É preciso sair do próprio túmulo. Ir removendo uma a uma as pedras que foram soterrando a vida que vive em nós. Deixar que a luz ilumine e dê brilho aos cantinhos mais obscuros e empoeirados da nossa historia pessoal e social. Superar nossos medos, reconstruir nossos laços com a esperança. 

 Minha Páscoa, nossa Páscoa não pode ser reduzida a um ‘ovo de chocolate’ (ainda por cima, oco!). Ela se realiza quando o túmulo fica no passado, esquecido e abandonado. Quando o túmulo fica em minha história como o casulo fica na história de uma borboleta: uma fase, um tempo duro e difícil que passou, foi vencido e superado. Rompida a casca, a terra, a pedra, temos diante de nós os desafios da vida. Páscoa é construir caminhando e caminhar construindo”. (autoria é atribuída a Eduardo Machado)

“DEUS é o único Senhor da Vida. A vida e a morte do ser humano estão nas mãos de DEUS” ( Beato João Paulo II). 

“CRISTO derrubou o muro de separação, reconciliou os seres humanos com DEUS e entre si, destruindo a inimizade” (Raniero Cantalamessa). 

“A salvação e a morte não podem olhar nos olhos uma da outra” (Berthe Morisot). 

“PORQUE DEUS AMOU AO MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO, PARA QUE TODO O QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA” ( João 3.16).