Liturgia da Palavra
EVANGELHO Lucas 19,28-40
PRIMEIRA LEITURA Isaías 50,4-7
SALMO 21
SEGUNDA LEITURA Filipenses 2,6-11
EVANGELHO DO RELATO DA PAIXÃO E MORTE DE JESUS - LUCAS 23,1-40
Exegese
Homilia
Roteiros homiléticos
http://www.presbiteros.com.br/
O Domingo de Ramos abre a semana Santa e recorda a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde foi aclamado com alegria pelo povo. Celebra-se a Paixão, a morte e a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Durante cinco semanas da quaresma, as comunidades prepararam-se na oração, na penitência e na caridade. A semana Santa, assim como todo o ano liturgico encontra seu centro no tríduo Pascal. O tríduo pascal inclui a Quinta-Feira santa com a comemoração vespertina da última ceia, a Sexta-Feira santa, que celebra a Paixão e morte de Jesus Cristo por amor, e os sofrimentos de Maria, a mãe sempre fiel. A vígília pascal terceiro dia do Tríduo pascal, celebramos no sábado a noite, com a memória jubilosa da ressurreição de Jesus Cristo que se estende na alegria e na exultação do Domingo de Páscoa.
Esta celebração do Domingo de Ramos coloca em evidência a obediência ao projeto de salvação, a vontade destemida de Jesus e a humildade com que caminha ao lado do povo simples. Renovar a Fé em Jesus Cristo, atitude indispensável para celebrarmos a semana santa.