“O VERDADEIRO COMPROMETIMENTO SE DÁ QUANDO O INDIVÍDUO SENTE QUE O TRABALHO O AJUDARÁ A REALIZAR O SEU SONHO” (Roberto Shinyashiki).
O texto de hoje não é de minha autoria, é do P. Roque Schneider. Espero que você goste.
Flutuamos constantemente entre o real e a fantasia (...) a monotonia do cotidiano sem relevo pede evasão, de tempos em tempos. Na avidez de novos horizontes e paisagens menos gastas, viajamos. Ver outros rostos, conhecer outras terras, vivenciar costumes diferentes, areja, tonifica.
“O homem é um sonho e uma sombra” (Píndaro). O sonho de um lugar ao sol. O sonho de enriquecer. O sonho da vitória. O sonho do prestígio. O sonho de um amanhã menos áspero. O sonho de juventude eterna. Tudo muito justo e abençoado, enquanto não nos acostumamos definitivamente a buscar, no mundo dos sonhos, o que recusamos conquistar na vida real...
Somos ilhas submersas em nossos próprios sonhos. Enquanto houver no mundo gente que sonha, vale a pena viver. Porque onde há sonhos, há esperança. E quem espera embebe os olhos nalguma estrela. E sorri. E sorrindo, espalha alegria. Essa alegria da qual tanto necessitamos neste mundo angustiado e complexo.
Sonho dosado ajuda, sonho bem enfocado estimula. Sonho-realidade faz descobrir potencialidades ignoradas, enfeitando o cotidiano banal. Não disse alguém que o ideal é um arado atrelado a uma estrela?
E a vida continua, alegre de esperança, sempre que o amor envolve meus sonhos e minha realidade. Os sonhos desfolham-se, silenciosamente. A esperança fica.
A esperança não morre. A esperança tem um gosto bom de eternidade!
“As coisas boas deste mundo tu podes ter,
sem comprar: o sol, a lua, as estrelas, as nuvens, a sombra, o mar...
Os pensamentos, os sonhos, tu não precisas pagar...
As coisas boas do mundo tu podes ter, sem comprar” (Álvaro Moreira).
Termino com um pensamento de Luís Otávio sobre o sonho:
“Duas vidas todos temos; muitas vezes sem saber: a vida que nós vivemos e que sonhamos viver”.
Na paz que vem de Cristo,
Jadecir.