A maturidade pessoal tem muito a ver com a confiança que o indivíduo possui em si mesmo, pois daí advém a sabedoria que potencializa o existir o humano, dá consciência das suas virtudes, suas qualidades, bem como também das suas fraquezas, limitações e fragilidades..
A confiança precisa ter aliados que lhe dão sustentação, dentre elas: a humildade, a misericórdia, a fé... são todas membros de uma mesma raiz e perpassa o existir humano através do coração da pessoa que ama...
A confiança leva a pessoa a acreditar para além de tudo. Entende que por mais independente e inteligente que se possa ser, não é absolutamente nada sem aquela força que vem de DEUS. Que sem ELE tudo é vaidade, ilusão... Que nada preenche verdadeiramente a alma humana senão o próprio DEUS.
Que o indivíduo que dispensa DEUS da sua vida acaba por colocar a confiança em outras coisas, na sua maioria, criadas... ninguém vive sem que tenha alicerçada a sua existência em algo, e que mais cedo ou mais tarde não terá forças o bastante para não sucumbir diante das vicissitudes e crises que se nos apresentam ao longo de nossas vidas...
Há uma oração antiga cujo autor desconheço, onde está implícita a vontade de alguém que se coloca diante de DEUS para que ELE possa conduzir a trajetória de sua existência. Que esta oração seja uma forma de reconhecer que o SENHOR é o nosso tudo, e que sem ELE, nada, absolutamente nada somos nem seremos. Que ainda esta oração ajude-nos a dar o sentido da nossa confiança naquele que deu-nos a vida, confiança que se renova a cada novo amanhecer que é-nos dado na sua imensa generosidade e bondade:
SENHOR,
ignoro o que me poderá acontecer hoje. Mas sei que nada me acontecerá sem que o tenhais previsto e permitido pra o meu bem. E isso me basta! Adoro os vossos desígnios eternos e impenetráveis. Aceito-os de todo o coração, por vosso amor. Ofereço-vos todo o meu ser, unindo-me ao sacrifício de Jesus. Em seu nome, e pelos seus méritos, peço-vos a graça de assumir com amor as horas difíceis, aceitando a vossa vontade, a fim de que tudo resulte para o meu bem e para a vossa glória. Amém!
“NINGUÉM SE INVAIDEÇA DE SUA FORÇA INTERIOR, QUANDO FALA, NINGUÉM CONFIE NAS SUAS PRÓPRIAS FORÇAS, QUANDO É TENTADO, PORQUE É DE DEUS QUE NOS VEM A NOSSA SABEDORIA E, SE SUPORTAMOS OS MALES COM FIRMEZA, É DELE QUE VEM A NOSSA FORÇA” (S. Agostinho de Hipona).
Na confiança do amor eterno de DEUS,
Jade.